Skip to main content

Copom Watch | Análise da decisão | Maio de 2023

Publicado em 9 de maio de 2023 Fonte: Álvaro Frasson | Banco BTG Pactual S.A.
Compartilhar

Paciência e serenidade

Botton line: Comitê não faz sinalizações de cortes de juros. Em linha com as nossas expectativas, e de boa parte do mercado, a comunicação trouxe poucas alterações em relação ao texto da última reunião de março.

O destaque ficou em torno do ajuste feito na última frase do comunicado, adicionando que “apesar de ser um cenário menos provável”, o Comitê não hesitará em subir juros caso o processo de desinflação não transcorra como o esperado. Logo, a opção por reduzir seu grau de liberdade parece fazer sentido, dado que a barra é de fato elevada para subir os juros e, ao mesmo tempo, ameniza as pressões externas.

Em relação ao arcabouço fiscal, o BCB indicou que a sua apresentação reduziu “parte da incerteza advinda da política fiscal”, mas, no parágrafo anterior, citou que incertezas ainda persistem em torno do desenho final a ser aprovado no Congresso. Desta forma, o Comitê adotou um tom equilibrado e conseguiu, de um lado, acenar positivamente os esforços do executivo e, por outro, sinalizar ao legislativo que melhorias no projeto podem mitigar os riscos em torno das expectativas de inflação – e, portanto, auxiliar na queda das taxas de juros.

Cenário de referência e balanço de riscos para a inflação. As projeções do Copom pouco se alteraram da reunião de março para cá. Sobre a inflação, o headline continuou o mesmo para 2023 e 2024, mas mostrou queda de 10bps no cenário alternativo, para o IPCA de 2024 (de 3,0% para 2,9%), onde a Selic é estável até o final de 2024.

No balanço de riscos, o Comitê manteve os mesmos pontos para os riscos altistas e baixistas das expectativas de inflação, não trazendo preocupação adicional sobre a deterioração na concessão doméstica de crédito.

Selic: manutenção ainda é nosso cenário base, mas probabilidade de corte em setembro é elevada. Entendemos ainda ser prematuro a queda de juros na próxima reunião em função dos seguintes pontos em aberto: (i) mercado de trabalho local bastante resiliente, (ii) núcleos de inflação elevados, (iii) indefinição sobre o sistema de punição em torno do novo arcabouço fiscal, (iv) possíveis alterações no sistema de metas de inflação; (v) debates em torno da TLP e crédito direcionando enfraquecendo a política monetária.

Contudo, o mercado parece ignorar (ou suavizar) parte destes riscos, dada as precificações da curva de juros que marcavam queda de 18bps em agosto e 31bps em setembro antes do anúncio do Copom.

Overall, continuamos com 13,75% para a Selic até o final deste ano, mas entendendo que, caso haja evolução positiva em torno dos pontos supracidados, com maior peso para o arcabouço e as metas de inflação, vemos espaço para cortes na taxa de juros.

Neste cenário alternativo, o timing do início do ciclo de corte pode estar atrelada, em alguma medida, à data da reunião do CMN em junho, pois, até o momento, está marcada para o dia 29, enquanto a reunião do COPOM será dia 21. Não havendo alterações nas agendas, não parece ser prudente que o BCB ajuste a comunicação de junho para abrir espaço para cortes em agosto antes da decisão se haverá alteração no sistema de metas de inflação. Ainda neste cenário, caso o ciclo inicie em setembro é possível que o corte inicie com 50bps.

 

Disclaimer

O conteúdo dos relatórios não pode ser reproduzido, publicado, copiado, divulgado, distribuído, resumido, extraído ou de outra forma referenciado, no todo ou em parte, sem o consentimento prévio e expresso do BTG Pactual. Nossas análises são baseadas em informações obtidas junto a fontes públicas que consideramos confiáveis na data de publicação, dentre outras fontes. Na medida em que as opiniões nascem de julgamentos e estimativas, estão naturalmente sujeitas a mudanças. O conteúdo dos relatórios é gerado consoante as condições econômicas, de mercado, entre outras, disponíveis na data de sua publicação, de modo que as conclusões apresentadas estão sujeitas a variações em virtude de uma gama de fatores sobre os quais o BTG Pactual não tem qualquer controle. Cada relatório somente é válido na sua respectiva data, sendo que eventos futuros podem prejudicar suas conclusões. Rentabilidade obtida no passado não representa garantia de rentabilidade futura. O BTG Pactual não assume nenhuma responsabilidade em atualizar, revisar, retificar ou anular tais relatórios em virtude de qualquer acontecimento futuro.

Nossos relatórios possuem caráter informativo e não representam oferta de negociação de valores mobiliários ou outros instrumentos financeiros em qualquer jurisdição. As análises, informações e estratégias de investimento têm como único propósito fomentar o debate entre os analistas do BTG Pactual e os seus clientes. O BTG Pactual ressalta que os relatórios não incluem aconselhamentos de qualquer natureza, como legal ou contábil. O conteúdo dos relatórios não é e nem deve ser considerado como promessa ou garantia com relação ao passado ou ao futuro, nem como recomendação para qualquer fim. Cada cliente deve, portanto, desenvolver suas próprias análises e estratégias.

As informações disponibilizadas no conteúdo dos relatórios não possuem relação com objetivos específicos de investimentos, situação financeira ou necessidade particular de qualquer destinatário específico, não devendo servir como única fonte de informações no processo decisório do investidor que, antes de decidir, deverá realizar, preferencialmente com a ajuda de um profissional devidamente qualificado, uma avaliação minuciosa do produto e respectivos riscos face a seus objetivos pessoas e à sua tolerância a risco. Portanto, nada nos relatórios constitui indicação de que a estratégia de investimento ou potenciais recomendações citadas são adequadas ao perfil do destinatário ou apropriadas às circunstâncias individuais do destinatário e tampouco constituem uma recomendação pessoal.

Os produtos e serviços mencionados nos relatórios podem não estar disponíveis em todas as jurisdições ou para determinadas categorias de investidores. Adicionalmente, a legislação e regulamentação de proteção a investidores de determinadas jurisdições podem não se aplicar a produtos e serviços registrados em outras jurisdições, sujeitos à legislação e regulamentação aplicável, além de previsões contratuais específicas.
O recebimento do conteúdo dos relatórios não faz com que você esteja automaticamente enquadrado em determinadas categorias de investimento necessárias para a aplicação em alguns produtos e serviços. A verificação do perfil de investimento de cada investidor deverá, portanto, sempre prevalecer na checagem dos produtos e serviços aptos a integrarem sua carteira de investimentos, sendo certo que nos reservamos ao direito de eventualmente recusarmos determinadas operações que não sejam compatíveis com o seu perfil de investimento.

O Banco BTG Pactual S.A. mantém, ou tem a intenção de manter, relações comerciais com determinadas companhias cobertas nos relatórios. Por esta razão, os clientes devem estar cientes de eventuais conflitos de interesses que potencialmente possam afetar os objetivos dos relatórios. Os clientes devem considerar os relatórios apenas como mais um fator no eventual processo de tomada de decisão de seus investimentos.
O Banco BTG Pactual S.A. confia no uso de barreira de informação para controlar o fluxo de informação contida em uma ou mais áreas dentro do Banco BTG Pactual S.A., em outras áreas, unidades, grupos e filiadas do Banco BTG Pactual S.A.. A remuneração do analista responsável pelo relatório é determinada pela direção do departamento de pesquisa e pelos diretores seniores do BTG Pactual S.A. (excluindo os diretores do banco de investimento). A remuneração do analista não é baseada nas receitas do banco de investimento, entretanto a remuneração pode ser relacionada às receitas do Banco BTG Pactual S.A. como um todo, no qual o banco de investimento, vendas e trading (operações) fazem parte.

O BTG Pactual não se responsabiliza assim como não garante que os investidores irão obter lucros. O BTG Pactual tampouco irá dividir qualquer ganho de investimentos com os investidores assim como não irá aceitar qualquer passivo causado por perdas. Investimentos envolvem riscos e os investidores devem ter prudência ao tomar suas decisões de investimento. O BTG Pactual não tem obrigações fiduciárias com os destinatários dos relatórios e, ao divulgá-los, não apresenta capacidade fiduciária.

O BTG Pactual, suas empresas afiliadas, subsidiárias, seus funcionários, diretores e agentes não se responsabilizam e não aceitam nenhum passivo oriundo de perda ou prejuízo eventualmente provocado pelo uso de parte ou da integralidade do conteúdo dos relatórios.
Certificação dos analistas: Cada analista da área de Análise & Research primariamente responsável pelo conteúdo desse relatório de investimentos, total ou em parte, certifica que: i) Todos os pontos de vista expressos refletem suas opiniões e pontos de vista pessoais sobre as ações e seus emissores e tais recomendações foram elaboradas de maneira independente, inclusive em relação ao BTG Pactual S.A. e / ou suas afiliadas, conforme o caso. ii)nenhuma parte de sua remuneração foi, é ou será, direta ou indiretamente, relacionada a quaisquer recomendações ou opiniões específicas aqui contidas ou relacionadas ao preço de qualquer valor mobiliário discutido neste relatório.

Parte da remuneração do analista é proveniente dos lucros do Banco BTG Pactual S.A. como um todo e/ou de suas afiliadas e, consequentemente, das receitas oriundas de transações realizadas pelo Banco BTG Pactual S.A. e / ou suas afiliadas.
Quando aplicável, o analista responsável por este relatório e certificado de acordo com as normas brasileiras será identificado em negrito na primeira página deste relatório e será o primeiro nome na lista de assinaturas.

O Banco BTG Pactual S.A., atuou como coordenador-líder ou coordenador de uma oferta pública dos ativos de emissão de uma ou mais companhias citadas neste relatório nos últimos 12 meses. Também atua como formador de Mercado de ativo de emissão de uma ou mais companhias citadas neste relatório.
Para obter um conjunto completo de disclosures associadas às empresas discutidas neste relatório, incluindo informações sobre valuation e riscos, acesse www.btgpactual.com/research/Disclaimers/Overview.aspx

Disclaimer US: Este material, preparado pelo Banco BTG Pactual S.A., uma instituição financeira registrada e regulada no Brasil, está sendo disponibilizado pela BTG Pactual US Capital, LLC (“BTG US”) uma corretora registrada perante a SEC / FINRA e não configura consultoria, oferta, solicitação de oferta, ou recomendação para a compra ou venda de qualquer investimento ou produto específico. Este material não é direcionado a você se o BTG Pactual, ou as suas afiliadas, forem proibidos ou possuírem restrições em relação à distribuição destas informações em sua jurisdição. As informações e opiniões aqui expressas são consideradas confiáveis à data desta publicação e foram obtidas de fontes públicas e fidedignas. Nenhuma garantia ou responsabilidade, expressa ou implícita, é feita a respeito da exatidão, fidelidade ou totalidade das informações aqui apresentadas exceto pelas informações relacionados ao Banco BTG Pactual S.A., suas subsidiárias e suas afiliadas. As informações fornecidas devem ser tratadas de forma confidencial e não devem ser, em parte ou em todo, reproduzidas ou ter suas cópias circuladas sem prévia autorização do BTG Pactual.5